terça-feira, novembro 14, 2006

...alguma história...

A Brigada Vitor Jara nasceu em Coimbra em 1975, após o 25 de Abril, para o qual e após o qual, a música popular e a música de intervenção com raízes tradicionais tiveram um papel importante.
A banda chamou-se assim em memória do cantor chileno com o mesmo nome, morto pelos militares após o golpe de Pinochet, no Chile, em 1973.
Ao longo dos anos, os membros da Brigada recolheram músicas de todas as regiões portuguesas e os seus concertos reflectem esta diversidade com canções mais ritmadas do norte, belas harmonias do Alentejo e até influências do estrangeiro trazidas por emigrantes de lugares tão contrastantes como o Norte de África e a Escócia.
Hoje a Brigada Vitor Jara é considerada por muitos como o grupo de referência da nova música tradicional.
Gradualmente, a banda introduziu novos instrumentos e fez novos arranjos criativos trazendo assim novas sonoridades para a música tradicional não se limitando a reproduzi-la.
Como disse um velho admirador da Brigada - "Vitor Jara sentir-se-ia certamente orgulhoso"
Contam-se por muitas centenas os espectáculos realizados pela Brigada a nível nacional.
No estrangeiro, destaque para concertos em Angola, Bélgica, Brasil, Canadá, Coreia do Norte, Escócia, Espanha, Estados Unidos da América, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Itália, Macau, Moçambique, Rússia, Venezuela.

Sem comentários: